Se você é homem e tem as mamas aumentadas ...

Saiba que não é incomum esse aumento, que pode ocorrer, sobretudo, durante o período  da puberdade e adolescência, mas também na maturidade. Essa condição é conhecida como ginecomastia, e pode ser corrigida através da remoção cirúrgica das glândulas mamárias aumentadas, por lipoaspiração ou pela combinação de ambas as técnicas.

Além do desconforto causado por essa patologia, motivo de inibição para freqüentar ambientes sem camisa, como praia e piscinas, é sabido que a incidência de câncer mamário em homens com ginecomastia é maior.

Leia abaixo algumas respostas para as perguntas mais frequentes. Mas lembre-se que cada caso é diferente e somente a consulta médica e o adequado exame físico poderão sanar todas as suas dúvidas.

Quando está indicada a correção da ginecomastia?

Em alguns jovens, essa condição tem a possibilidade de regredir espontaneamente, passado o período da puberdade, portanto poucas vezes está indicada a cirurgia antes dos 15 anos. A maior motivação da cirurgia ainda é por razões estéticas. 

Assim, se o transtorno provocado por essa condição é importante, se não houver claros sinais de regressão desse quadro e a  sua condição clínica permitir, a cirurgia poderá ser realizada.

Riscos e complicações

A principal complicação desse procedimento é o acúmulo de sangue no espaço que a glândula mamária ocupava antes de ser removida, conhecido como Hematoma. Na profilaxia dessa complicação quase sempre são utilizados drenos, que são retirados em 1 a 4 dias. No evento de ocorrer um hematoma, este deverá ser drenado em centro cirúrgico.

Evitar esforços e atividades físicas em geral no período pós-operatório imediato além do uso de malha compressiva ajuda a prevenir os hematomas.

A cirurgia

A incisão cutânea para a remoção das glândulas mamárias se faz na borda inferior da aréola,  o que permite sua exposição através desse pequeno corte.

Quando há muita gordura na região mamária, associada ou não à presença de glândula, há  indicação de lipoaspiração. Ela é realizada por uma pequena abertura na pele, de 2 mm a 4 mm, e poderá resolver todo o problema, se a glândula for muito gordurosa (pouco parênquima mamário).

A anestesia poderá ser geral ou local com sedação. A alta hospitalar se dará no mesmo dia ou, no máximo, no dia seguinte à cirurgia.

Recomendações pós-operatórias

Após a cirurgia você deverá usar malha compressiva por  3 semanas, com objetivo de reduzir o edema e a possibilidade de hematoma. Evite atividades físicas e siga as orientações dadas em consulta.

Os drenos, que eventualmente permanecerem, serão retirados no consultório, em data marcada na sua alta hospitalar.

Após uma semana você já poderá retornar ao trabalho ou atividades escolares, porém apenas a partir de um mês os exercícios físicos poderão ser retomados.

Seu novo visual

Após tanto tempo tendo que esconder o volume aumentado de suas mamas, você se sentirá livre e sem receio de exposição. Vestir camisetas justas e nadar em seu clube ou praia favorita não serão mais problemas em sua vida.

Ainda tem alguma dúvida? Envie agora um e-mail para o Dr. Luiz Lourenço e faça todas as perguntas que quiser sobre a cirurgia que pretende realizar. É essencial sentir-se seguro e confiante para realizar seu sonho sem receios.

 

 

 

        

        

Endereços e Telefones

São Paulo
Praça Amadeu Amaral, 47
Conj. 93 - Bela Vista
São Paulo - SP
Tel.: 11 3285-3432

Guarulhos
Av. Salgado Filho, 252
Conj. 109 - Centro
São Paulo SP
Tels.:
11 2600-9275
11 2600-9290
e-mail: dr.lourenco@uol.com.br

Celular: 11 99975-1550

Contato Rápido