Se você está considerando o rejuvenescimento facial...

O tempo é implacável e sua passagem pode ser mais ou menos visível no rosto das pessoas. Os efeitos da ação da gravidade e da perda do tônus da musculatura da mímica facial tornam a pele da face mais flácida, formando rugas na fronte, ao redor dos olhos, nas bochechas e no pescoço. 

A ação da exposição ao sol e os depósitos de gordura acentuam o envelhecimento facial. As linhas antes bem definidas do rosto, principalmente da mandíbula e o ângulo cervico-mentoniano (pescoço-queixo), tornam-se apagadas.

A cirurgia plástica, conhecida como ritidoplastia, não interrompe o processo de envelhecimento, mas pode devolver à sua face um aspecto mais jovial e os contornos apagados pelo tempo. 

Ela pode ser feita isoladamente ou associada à blefaroplastia (cirurgia das pálpebras), a rinoplastia ou ainda ao tratamento das rugas frontais.

Leia abaixo algumas respostas para as perguntas mais frequentes. Mas lembre-se que cada caso é diferente e somente a consulta médica e o adequado exame físico poderão sanar todas as suas dúvidas.

Quando está indicada a ritidoplastia?

Quando os efeitos da flacidez da face se fizerem notar, e a pele ainda tem certa elasticidade, pode ser o momento mais apropriado para a cirurgia, tanto em homens como em mulheres. A maioria dos pacientes tem entre 40 e 60 anos, mas nada impede que a cirurgia possa ser realizada com sucesso em pacientes entre 60 e 80 anos.

A cirurgia dará a você um aspecto mais jovial, mais descansado, o que lhe dará maior auto-estima. Ela não mudará sua fisionomia: você se parecerá com você mesma, alguns anos mais jovem. E, embora não lhe devolva o vigor e a saúde da juventude, certamente lhe trará mais disposição para manter-se mentalmente jovem e fisicamente ativa.

Recomendações pré-operatórias

A consulta inicial é extremamente importante para você estabelecer suas expectativas e objetivos com a cirurgia proposta. Seja absolutamente franca com relação aos seus objetivos e não deixe de informar sobre seus antecedentes médicos e familiares, assim como o uso de medicamentos, vitaminas e outras drogas. Informe sobre hábito de fumar ou ingerir bebidas alcoólicas.

As recomendações pré-operatórias serão discutidas juntamente com a orientação para sua internação.

A cirurgia e a anestesia

A ritidoplastia pode ser realizada sob anestesia local associada à sedação, mas é quase sempre preferível a anestesia geral. Sempre realizada em hospital devidamente capacitado e com equipe cirúrgica completa. 

O tempo de cirurgia varia entre 3 a 5 horas, dependendo se a blefaroplastia será associada ou não, podendo ser maior se outros procedimentos forem realizados simultaneamente. A incisão inicia-se por um linha arqueada no couro cabeludo na região temporal, prolongando-a pelas reentrâncias da orelha e contornando o lóbulo auricular até terminar na região do cabelo da região occipital. 

O excesso de pele é removido e as suturas são realizadas. O mesmo é feito do lado oposto e a simetria é verificada antes do fechamento total das incisões. 

Um pequeno dreno poderá ser colocado atrás da orelha. Curativo compressivo na cabeça, com objetivo de reduzir o inchaço e a possibilidade de formação de hematomas, será mantido por 48 horas.

Recomendações pós-operatórias

Após a alta hospitalar, na mesma noite ou no dia seguinte à cirurgia, você poderá sentir um pouco de dor, facilmente controlada com os medicamentos prescritos. 

Após retirar o curativo você poderá lavar os cabelos com shampoo neutro, tendo o cuidado de não esfregar fortemente as áreas operadas. 

As atividades físicas devem ser retomadas aos poucos, inicialmente com caminhadas e alongamentos, após três semanas.

Seu novo visual

Se você é realista quanto às suas expectativas, você ficará muito feliz com a ritidoplastia. Os cabelos poderão cair próximo às cicatrizes nesse período e a pele estará menos sensível. 

Mesmo não interrompendo o processo de envelhecimento, a ritidoplastia poderá ter um resultado bastante duradouro. Você poderá repetir a cirurgia no futuro ou mesmo sem outra cirurgia, perceberá que sua face não terá envelhecido tanto como se não a tivesse realizado.

Ainda tem alguma dúvida? Envie agora um e-mail para o Dr. Luiz Lourenço e faça todas as perguntas que quiser sobre a cirurgia que pretende realizar. É essencial sentir-se seguro e confiante para realizar seu sonho sem receios.

 

 

 

        

        

Endereços e Telefones

São Paulo
Praça Amadeu Amaral, 47
Conj. 93 - Bela Vista
São Paulo - SP
Tel.: 11 3285-3432

Guarulhos
Av. Salgado Filho, 252
Conj. 109 - Centro
São Paulo SP
Tels.:
11 2600-9275
11 2600-9290
e-mail: dr.lourenco@uol.com.br

Celular: 11 99975-1550

Contato Rápido