Se você está considerando uma plástica do nariz...

A rinoplastia, ou cirurgia plástica do nariz, é uma das cirurgias mais frequentes e talvez a de maior desafio ao cirurgião plástico. Exige um amplo conhecimento da anatomia e da fisiologia nasal. 

O nariz localiza-se no centro da face e, por ser tão proeminente, a mudança do nariz trará uma modificação importante ao seu rosto. Daí a importância de se buscar o equilíbrio harmônico com a sua face.

Através da cirurgia é possível reduzir ou aumentar o tamanho do nariz, modificar a ponta e o dorso nasal, estreitar as narinas e corrigir eventuais alterações das relações estéticas faciais. Se há dificuldade na respiração nasal, a septoplastia associada poderá corrigi-la.

Leia abaixo algumas respostas para as perguntas mais frequentes. Mas lembre-se que cada caso é diferente e somente a consulta médica e o adequado exame físico poderão sanar todas as suas dúvidas.

Quando está indicada a rinoplastia?

A rinoplastia pode realmente trazer uma grande harmonia à sua estética facial.  Se você tem convicção das alterações que deseja, está psicologicamente e fisicamente bem e tem expectativas realistas em relação à cirurgia, então você é uma boa candidata à cirurgia. 

Evita-se operar o nariz antes de seu total desenvolvimento, o que se dá até os 16 anos de idade. Em meninas, essa idade pode ser um pouco antecipada.

Planejando sua cirurgia

A consulta inicial é essencial para estabelecer sua visão do que deseja ver modificado em seu nariz. O diagnóstico médico adequado das alterações em suas relações faciais que possam estar comprometendo sua estética facial e, em particular, do nariz, serão discutidas

Seus antecedentes médicos e familiares, especialmente cirurgias pregressas no nariz, uso de medicamentos, vitaminas e outras drogas são informações importantes que você não deve se esquecer de mencionar.

A anestesia e a cirurgia

A maioria das rinoplastias é realizada sob anestesia local associada à sedação. Casos mais complicados ou associados à septoplastia, serão melhor conduzidos por uma anestesia geral. 

Um tampão intranasal será mantido durante toda a cirurgia e você estará respirando pela boca, se estiver sob anestesia local. 

A estrutura ósteo-cartilaginosa do nariz que será remodelada de acordo com o planejamento prévio. A pele será fixada com fitas adesivas e a imobilização dessa estrutura mantida por uma semana com gesso ou modelador acrílico.

Recomendações pós-operatórias

O aspecto de seu rosto após a rinoplastia poderá ser de um grande inchaço (edema) ao redor dos olhos com manchas roxas (equimoses),que deixará seus familiares mais preocupados do que você, que não estará sentindo tanta dor. 

As medicações prescritas garantem grande alívio para seus sintomas, exceto pelo desconforto de respirar pela boca nas primeiras 24 horas. No dia seguinte à cirurgia você mesma poderá remover o tampão anterior, sem problemas. Ao se deitar, mantenha a cabeça mais elevada, com 2 ou 3 travesseiros, e faça compressas de solução fisiológica gelada nos olhos. Mantenha esse cuidado por dois dias.

Uma semana após a cirurgia você retornará ao consultório para a remoção do gesso ou modelador. Lentes de contato podem ser utilizadas tão logo você se sinta confortável para seu uso.

Seu novo visual

Você perceberá que o resultado esperado irá demorar a aparecer.  Mesmo após a retirada do gesso, o nariz ainda estará muito inchado, a sensação tátil será estranha, e possivelmente você irá ouvir de amigos e familiares que não notaram muita diferença. Tudo isso pode ser muito desestimulante.

Tenha em mente que seu nariz irá lentamente apresentando os detalhes que foram modelados na cirurgia. Você descobrirá a cada semana que seu novo visual começa a se formar, mas saiba que pode levar um ano ou mais antes do resultado final de uma rinoplastia.

Ainda tem alguma dúvida? Envie agora um e-mail para o Dr. Luiz Lourenço e faça todas as perguntas que quiser sobre a cirurgia que pretende realizar. É essencial sentir-se seguro e confiante para realizar seu sonho sem receios.

 

 

 

        

        

Endereços e Telefones

São Paulo
Praça Amadeu Amaral, 47
Conj. 93 - Bela Vista
São Paulo - SP
Tel.: 11 3285-3432

Guarulhos
Av. Salgado Filho, 252
Conj. 109 - Centro
São Paulo SP
Tels.:
11 2600-9275
11 2600-9290
e-mail: dr.lourenco@uol.com.br

Celular: 11 99975-1550

Contato Rápido