Se você está considerando a correção de orelhas proeminentes..

Orelhas proeminentes, popularmente conhecidas como “orelhas em abano”, são um grande transtorno na vida de crianças afetadas por esta leve deformidade do pavilhão auricular. A otoplastia visa a correção dessa deformidade, reposicionando a orelha mais próxima à cabeça, assim como refazendo as curvas apagadas do pólo superior, que dá o aspecto de “orelhas grandes”.

A sua correção cirúrgica está indicada a partir dos sete anos de idade (idade pré-escolar), quando se verificam problemas psicológicos e de relacionamento nas crianças que iniciam sua vida escolar.

Leia abaixo algumas respostas para as perguntas mais frequentes. Mas lembre-se que cada caso é diferente e somente a consulta médica e o adequado exame físico poderão sanar todas as suas dúvidas.

Quando está indicada a otoplastia?

É importante que a criança manifeste o desejo de correção das orelhas e não os pais. Igualmente importante é que os pais ouçam seus filhos e procurem estar atentos a possíveis angústias que possam estar sentindo, em função de serem alvos de brincadeiras jocosas. 

Mesmo que a criança ainda não tenha idade suficiente para a cirurgia, levá-la a uma consulta com o cirurgião plástico pode ajudar a criança a compreender que seu problema tem correção, saber quando ela poderá ser realizada e, mais que tudo, que seus pais estão preocupados em ajudá-la.

Riscos e complicações

Na verdade, o maior risco dessa cirurgia é a recidiva da orelha proeminente, principalmente em decorrência de trauma na orelha operada, ainda que pequeno, no período pós-operatório imediato (até o 30º. dia). Os pontos que foram dados para remodelar e reposicionar a orelha podem se romper e a correção se perder.

A cirurgia

Quase sempre a cirurgia é perfeitamente conduzida sob anestesia local. Algumas vezes a associação de sedação torna mais tranqüila a cirurgia; em raras ocasiões ela é feita sob anestesia geral.

A abordagem das cartilagens a serem remodeladas é feita através de incisão em fuso na pele atrás da orelha, pois uma parte da pele deverá ser removida para acomodar melhor a nova posição da orelha. 

Após a cirurgia será feito um curativo compressivo na cabeça  para evitar hematoma (coleção de sangue sob a pele), promover melhor modelagem das orelhas e reduzir o inchaço. Este curativo deverá ser mantido por 48 horas e poderá ser retirado em casa. 

Na maioria dos casos a cicatriz retroauricular, que ficará localizada no sulco posterior da orelha, se tornará virtualmente imperceptível após período de seis meses a um ano.

Recomendações pós-operatórias

A cabeça deverá ser mantida ligeiramente mais elevada nos primeiros dias (uso de dois travesseiros) e não se deve deitar sobre as orelhas por um mês. Após a remoção do curativo cirúrgico, os cabelos podem ser lavados com shampoo e as cicatrizes podem ser igualmente lavadas com sabonete neutro. Os cabelos poderão estar sujos com sangue, assim como a gaze atrás das orelhas. 

É recomendável o uso de faixa elástica para cabelos, do tipo bailarina, para proteção das orelhas ao se deitar, incluindo algodão sobre as orelhas, abaixo da faixa. Os pontos serão absorvidos ou retirados após uma semana.

Deve-se observar um cuidado muito grande para evitar traumatismos nas orelhas durante o primeiro mês. O retorno às aulas (ou ao trabalho) poderá se dar após a retirada do curativo (48 horas), desde que se tenha certeza de que a criança saberá evitar possíveis traumas. Solicitar à professora que esteja atenta a esse cuidado no primeiro mês pode ser uma boa idéia.

Seu novo visual

A maioria dos pacientes, sejam adultos ou crianças, fica entusiasmada com os resultados que a cirurgia proporciona: orelhas mais naturais, que lhe devolvem a auto-estima.

Não espere simetria perfeita entre as orelhas, pois isto é improvável e pouco natural. Se suas expectativas são realistas, você ficará realmente satisfeito com a cirurgia.

Ainda tem alguma dúvida? Envie agora um e-mail para o Dr. Luiz Lourenço e faça todas as perguntas que quiser sobre a cirurgia que pretende realizar. É essencial sentir-se seguro e confiante para realizar seu sonho sem receios.

 

 

 

        

        

Endereços e Telefones

São Paulo
Praça Amadeu Amaral, 47
Conj. 93 - Bela Vista
São Paulo - SP
Tel.: 11 3285-3432

Guarulhos
Av. Salgado Filho, 252
Conj. 109 - Centro
São Paulo SP
Tels.:
11 2600-9275
11 2600-9290
e-mail: dr.lourenco@uol.com.br

Celular: 11 99975-1550

Contato Rápido