Se você está considerando uma plástica mamária...

As mamas sofrem alterações desde a puberdade e logo após sua completa maturação. A cada ciclo menstrual e, particularmente, na gestação e amamentação, quando as mudanças são marcantes.

A plástica mamária visa corrigir essas alterações das mamas. Quando se deseja apenas levantar mamas caídas (ptosadas), emprega-se a mastopexia. A mastopexia pode ser associada à inclusão de prótese mamária. 

Quando as mamas apresentam volume exagerado a mamaplastia redutora é indicada. Ela permite adequar o volume das mamas de acordo com o desejo da paciente, dando-lhes um formato mais gracioso e jovial.

Leia abaixo algumas respostas para as perguntas mais frequentes. Mas lembre-se que cada caso é diferente e somente a consulta médica e o adequado exame físico poderão sanar todas as suas dúvidas.

Quando está indicada a cirurgia?

A mamaplastia pode trazer a você grande melhora em seu contorno corporal, dando-lhe mais liberdade no modo de se vestir, como – por exemplo – usar aquele vestido de alça que você já não usa há muito tempo.

Se você está insatisfeita com o tamanho, a forma e a posição das suas mamas, apresenta boas condições de saúde e é realista em relação aos seus objetivos, então  você é uma boa candidata à cirurgia. 

Tenha em mente que a cirurgia plástica visa corrigir formas, e não emoções ou aspectos psicológicos decorrentes desses ou outros problemas. Não obstante, um aspecto psicológico quase sempre tem uma correção automática com a mamaplastia redutora: é a correção do vício postural, com reflexos dolorosos na coluna vertebral.

Planejando sua cirurgia

Na consulta inicial é importante que você discuta com franqueza suas dúvidas e objetivos. Cada paciente tem uma idéia diferente sobre o tamanho ideal de suas mamas, assim com cada cirurgião. Adequar as diferentes visões em função da melhor forma possível de se obter para cada paciente é uma fase importante desse processo.

Poderá ser sugerida a inclusão de próteses de pequeno volume, com objetivo de lhe proporcionar uma forma mais próxima do ideal e não de aumentar o volume mamário. 

Se o objetivo for aumentar significativamente o volume mamário, próteses maiores serão utilizadas.

A anestesia e a cirurgia

A anestesia mais utilizada é a geral, mas é possível realizar a mastopexia com anestesia local, associada à sedação. Nestes casos, a paciente poderá ter alta hospitalar logo após a recuperação da sedação. 

A cirurgia dura em média de 2 a 3 horas. As técnicas cirúrgicas podem variar, mas as cicatrizes resultantes se assemelharão a uma âncora ou T invertido.

A mama é montada de modo a obter o melhor formato possível através de pontos no parênquima da mama.

O envelope cutâneo que reveste a mama é redimensionado à nova forma da mama e a pele é então suturada com pontos de fio absorvível, de modo que não haverá necessidade de retirar pontos após a cirurgia. As aréolas são suturadas em suas novas posições.

Drenos poderão ser colocados e mantidos por 24 a 48 horas.

Recomendações pré-operatórias

Além dos exames clínicos e laboratoriais de rotina, poderão ser solicitadas a mamografia ou a ultrassonografia mamária. Não deixe de mencionar o uso de medicamentos, vitaminas e outras drogas, inclusive álcool ou cigarro. Você poderá ter que interromper seu uso durante algum tempo.

Recomendações pós-operatórias

Você será adequadamente orientada nas consultas que antecedem a cirurgia sobre todos os cuidados no pós-operatório.

Você deverá manter o uso de sutiã especial por dois meses, retirando-o apenas para o banho. Os medicamentos prescritos deverão ser tomados pelo período estabelecido.

Seu novo visual

Ao final de 2 ou 3 meses a maior parte do inchaço já desapareceu, suas mamas já assumiram a posição definitiva e o resultado da cirurgia pode ser apreciado.

Se suas expectativas foram realistas, você se estará bastante satisfeita com o resultado. Você sentirá as mamas firmes e bem posicionadas, capazes de se sustentarem sem o sutiã. A nova posição de suas mamas deixará seu colo mais projetado, realçando seu contorno corporal.

Ainda tem alguma dúvida? Envie agora um e-mail para o Dr. Luiz Lourenço e faça todas as perguntas que quiser sobre a cirurgia que pretende realizar. É essencial sentir-se seguro e confiante para realizar seu sonho sem receios.

 

 

 

        

        

Endereços e Telefones

São Paulo
Praça Amadeu Amaral, 47
Conj. 93 - Bela Vista
São Paulo - SP
Tel.: 11 3285-3432

Guarulhos
Av. Salgado Filho, 252
Conj. 109 - Centro
São Paulo SP
Tels.:
11 2600-9275
11 2600-9290
e-mail: dr.lourenco@uol.com.br

Celular: 11 99975-1550

Contato Rápido